Como criar uma Start-up de Biotecnologia

Acesse o link no final do artigo para baixar nosso e-Book Gratuito

O espírito do empreendedorismo em ciências da vida está vivo e bem, com excelentes polos de inovação surgindo em todo o país e no mundo. É importante notar que muitos desses centros florescem nas proximidades de universidades de pesquisa. Se as universidades são o motor da descoberta, as startups são o veículo da inovação. 

A criatividade e a motivação dos jovens pesquisadores da área de biotecnologia têm o potencial de explorar novos processos e produtos que podem revolucionar as indústrias. Hoje, a democratização do empreendedorismo em ciências da vida está permitindo que estudantes de pós-graduação e pós-doutorados apliquem seus conhecimentos científicos à comercialização de novas tecnologias desenvolvidas.

As Startups de ciências geralmente envolvem os inventores originais por trás da inovação - pós-docs ou estudantes de pós-graduação que podem lidar facilmente com questões importantes de prova de conceito e desenvolver a tecnologia original. Na maioria dos casos, foi nas mãos desses jovens cientistas que a invenção se materializou, de modo que o senso de propriedade é forte, e eles permanecem muito apaixonados e motivados para ver seu trabalho abordar uma necessidade do mundo real (e colher os benefícios de sua esforço).

Se uma Startup deseja crescer e sobreviver, a conquista de metas não é opcional. As pressões seletivas para uma Startup em estágio inicial são extremamente altas quando todos os colaboradores de um modelo de negócios viável são considerados.   

É importante resolver um problema pelo qual você é apaixonado, mas deve haver um mercado grande o suficiente para essa tecnologia; em outras palavras, verifique se há pessoas suficientes que se importam com esse problema o suficiente para pagar por sua solução. Perseguir um mercado pequeno ou de nicho também é aceitável, mas suas fontes de capital serão menores e você precisará articular claramente como sua empresa pode recuperar seus custos. 

Ao procurar seu mercado, “não seja um martelo em busca de um prego”; isto é, seja objetivo ao identificar uma necessidade em vez de tentar transformar seu interesse especial em um mercado que talvez nunca exista.


Você quer iniciar esse jornada e empreender em Biotecnologia? Então baixe nosso e-book gratuito "Como criar uma Startup de Biotecnologia" para 2020.



Inscreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!